-
Arquitetos: Xisui Design
- Área: 1150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Guochang Liu
Paraíso Ondulante - Inspirando-se no terreno ondulado natural das cavernas, o projeto do Paraíso Ondulante esconde uma gama diversificada de instalações infantis entre a terra e a vegetação. Essa abordagem filtra os elementos desnecessários de ambientes artificiais e cria um espaço onde as crianças podem crescer com um sentimento de pertencimento natural e experiências protegidas. Os adultos também podem desfrutar do ambiente simples e descontraído enquanto passeiam e brincam com a família e as crianças, partilhando momentos de alegria familiar. Localizado no coração do distrito de Jinjiang, Chengdu Newhope Tianfu, o espaço de atividades infantis D10 fica próximo ao movimentado distrito comercial de Taikoo Li. Cercado por arranha-céus, o ambiente arquitetônico apresenta um duplo desafio de design funcional e alto padrão artístico.
Space Tribe - O projeto estrutural da cobertura com três camadas de telhas de madeira foi otimizado usando um algoritmo de otimização progressiva da Ameba para análise de força. O desafio era encontrar um sistema de apoio que não ocupasse muito espaço interno, mas que não comprometesse a resistência do material e aumentasse os custos. A solução foi simplificar o sistema de apoio e, ao mesmo tempo, fornecer um apoio razoável para as sub-áreas.
Para garantir a durabilidade dos materiais externos e uma experiência de textura natural, foram utilizadas placas de bambu de alta resistência para todas as camadas superficiais do dispositivo que entram em contato com a pele humana. Entretanto, devido à compacidade e dureza do bambu e da madeira, foi um desafio dobrá-las livremente em curvas. Assim, a superfície hiperbólica da máscara foi cortada e dividida para garantir uma construção suave e um processamento preciso, mantendo o apelo estético do projeto.
Processo do projeto - O processo projetual iniciou com a fachada rítmica e ondulada, estabelecendo a prioridade espacial ao mesmo tempo, em que se assegurava a cobertura total da entrada e saída da garagem de fundo sem comprometer a privacidade dos moradores do segundo pavimento. A planta incorpora pequenos espaços em forma de bolha que ecoam os arcos repetidos da paisagem circundante, criando um espaço semi-aberto natural protegido. O projeto complexo e coerente do terreno, a definição espacial, os detalhes de conexão e as mudanças de elementos naturais foram deduzidos usando modelos manuais tradicionais.
Epílogo - Projetar espaços para crianças requer atenção à sua expressão natural e criar uma paisagem visualmente estimulante. Uma variedade de instalações interessantes atende a diferentes preferências lúdicas e incentiva as crianças a desenvolverem seus próprios padrões lúdicos. A paisagem natural integrada ao terreno proporciona uma sensação de segurança e abrigo para as crianças, combatendo os efeitos dos edifícios altos da cidade. A organização do projeto oferece um ambiente confortável e relaxado para que os pais se conectem com seus filhos, promovendo uma melhor comunicação e felicidade nas famílias.
O parque infantil temático D10 Jungle Planet combina dispositivos infantis com o terreno, usando princípios do projeto de paisagismo para criar um ambiente coexistente. Esta abordagem reduz o impacto visual de instalações artificiais e considera as necessidades de todas as idades, incluindo aquelas que desejam estar próximas à natureza enquanto passeiam ou têm vista para os arranha-céus. Este projeto foi, ao mesmo tempo, desafiador e excitante para nós.